A única certeza é a mudança

A única certeza é a mudança

A vida não para. Fingimos ou acreditamos que são etapas a serem vencidas, como um jogo, em que passamos de fase e aqueles desafios não estarão mais presentes.

Faculdade, emprego, carro, casamento, casa própria, filhos…vais conquistando e dando “ok”. Esquecemos que a vida não é uma linha reta, uma estrada em que deixamos as pedras para trás. A vida que é perfeita hoje pode ter que ser recomeçada em dois anos. O casamento feliz vira sofrimento. O emprego fantástico vira tormento. A profissão maravilhosa não emprega. O carro adorado não se sustenta. E recomeçamos, e mudamos, e voltamos a recomeçar.


Mudamos o status no face, na vida. Mudamos as possibilidades. Por escolha, por destino. Por traição, por nova paixão. Por descobertas tecnológicas, por crise econômica. A vida muda. Muda o cotidiano. Muda o nosso olhar da constante. Muda e aprendemos que não existe constante. Nada é estático.
E aprendemos a seguir, e seguimos. Ou lutamos para não seguir e sofremos pelo fato de que o mesmo beijo não causa mais arrepio. Sofremos esperando que o salário pague as mesmas férias. E não paga, e não arrepia. E as férias deliciosas do ano passado são entediantes hoje. Não conseguimos repetir o prazer nos mesmos fazeres. Precisamos nos desvencilhar. A vida muda. E quando a vida não muda, nós mudamos. Não existe estrada. Não existe fase. Existem momentos. Existem aprendizados.


Soma constante apenas do que aprendemos, do que aprendemos sobre nós mesmos. Aproveite o que te faz feliz. Solte a mente para curtir novos prazeres. Entenda que a régua do outro, às vezes, não serve nem para ele. Mudança não é incidente, é regra. O ser humano não é constante.

AuthorRe Zardin

Acredito na educação como aliada na desconstrução de papeis de gênero e na necessidade de políticas públicas para a garantia de direitos humanos. Nasci no início dos anos 80, adoro ouvir pessoas e suas diversidades. Na maternidade descobri o feminismo como meu foco na luta social.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *