Especial

AMO MEUS FILHOS, MAS ODEIO A MATERNIDADE. SERÁ MESMO?

As mulheres estão se sentindo liberadas (algumas) para dizer que não gostam da maternidade, que ser mãe não é algo maravilhoso para elas. Eu mesma, no texto que escrevi ano passado para o Especial Maternidades, li comentários dizendo que aquela…
Continue lendo

A maternidade também é das mãe-drastas

Meu relógio biológico começou a apitar para a maternidade quando eu tinha 16 anos. No entanto, naquela época eu mesma achava que era cedo demais, eu queria fazer faculdade, ter a minha carreira e viajar pelo mundo. Além disso, não…
Continue lendo

“E tu, pretende ter filhos?”

Pergunta o moço. "Depende... mas por hora não tenho parceria o suficiente pra isso..." Foi assim que a conversa sobre as nossas expectativas quanto filhos, família, trabalho, vida terminou naquele dia... Descobri a sensação maravilhosa de "apresentar o mundo" pra…
Continue lendo

Ser mãe

Selene Fagundes A mulher vive cheia de obrigações. Os famosos “tem que”. “Tem que” ser bonita, magra, eficiente, e, antes de mais nada, tem que ser mãe e desdobrar-se fibra por fibra. No momento e que18 a mulher questiona qualquer…
Continue lendo

Pelo direito das mães desmoronarem

Vanessa Monni O que eu aprendi com a maternagem das mulheres da minha vida? Bom, eu sou fruto de um casal jovem que se tornaram pais muito cedo. Sem estruturas emocionais e muito menos financeiras. Enfim, esses percalços que quase…
Continue lendo

Santa é a mãe

Ano após ano, no mês de maio, somos bombardeadas por toneladas de comerciais, falas e eventos que trazem a maravilha que são as mães. Mãe é a versão melhorada da mulher. Se seguirmos todos os passos e formos bem-comportadas poderemos…
Continue lendo

A (in)decisão de ser mãe

À beira dos trinta anos, ainda estou esperando o relógio biológico me avisar quando vai ser a hora de querer ser mãe. Às vezes acredito que vai chegar um dia em que a decisão ficará mais clara na minha cabeça.…
Continue lendo

Com ELA eu aprendi a criar raízes e asas

Dia das mães...ser mãe... ambas as coisas já tiveram significados diferentes ao longo das fases da minha vida. Na infância, aprendi o que é ser filha e o que é ter uma mãe. Claro que essa experiência é única, mas…
Continue lendo

Especial maternidades: Mãe solo e negra, um ativismo solitário

Caroline Moreira* Falar de maternidade solo e feminismo negro é falar de um ativismo totalmente solitário. Busco no coletivo e na força de minhas irmãs de lutas motivos para permanecer lutando e ocupando espaços que não foram feitos para mim…
Continue lendo