Sim... a gente sabe que esse monte de termos pode, e costuma, ser bem complicado de entender. E confessamos que as vezes até a gente se confunde um pouco... Então pra facilitar um pouco montamos aqui um "mini manual" dessas palavras que estão tão em alta ;)
Sororidade:
União poderosa e transformadora entre mulheres, que visa romper com o estigma de rivalidade. A sororidade é importante para fortalecer a ação coletiva do movimento feminista.
Empoderamento:
É um processo de aquisição de ferramentas para combater nossas opressões. É quando nos tornamos mais fortes para desconstruir os papéis que nos impõem e para lutar por equidade.
Feminicídio:
Perseguição e morte intencional de pessoas do sexo feminino, classificado como um crime hediondo no Brasil. Se configura quando é comprovada as causas do assassinato, devendo este ser exclusivamente por questões de gênero, ou seja, quando uma mulher é morta simplesmente por ser mulher.
Abuso:
Violência física ou psicológica (ou as duas) realizada por terceiros(as). Vale lembrar que os abusos que sofremos nem sempre são tão evidentes.
Machismo:
É o tipo de opressão que a sociedade patriarcal produz contra mulheres. Ele se expressa de diversas formas, das mais evidentes até as mais sutis.
Misoginia:
É a repulsa, desprezo ou ódio contra as mulheres. Esta forma de aversão mórbida e patológica ao sexo feminino está diretamente relacionada com a violência que é praticada contra a mulher.
E os gêneros, orientações, identidades?
Para a ciência biológica, o que determina o sexo de uma pessoa é o tamanho das suas células reprodutivas (pequenas: espermatozóides, logo, macho; grandes: óvulos, logo, fêmea), e só. Biologicamente, isso não define o comportamento masculino ou feminino das pessoas: o que faz isso é a cultura, a qual define alguém como masculino ou feminino, e isso muda de acordo com a cultura de que falamos.
Mulheres de países nórdicos têm características que, para nossa cultura, são tidas como masculinas. Ser masculino no Brasil é diferente do que é ser masculino no Japão ou mesmo na Argentina. Há culturas para as quais não é o órgão genital que define o sexo. Ser masculino ou feminino, homem ou mulher, é uma questão de gênero. Logo, o conceito básico para entendermos homens e mulheres é o de gênero.
Sexo é biológico, gênero é social. E o gênero vai além do sexo: O que importa, na definição do que é ser homem ou mulher, não são os cromossomos ou a conformação genital, mas a auto-percepção e a forma como a pessoa se expressa socialmente.
Se adotamos ou não determinados modelos e papéis de gênero, isso pode independer de nossos órgãos genitais, dos cromossomos ou de alguns níveis hormonais.
Sexo Biológico:
Classificação biológica das pessoas como machos, fêmeas ou intersexuais, baseada em características orgânicas como cromossomos, níveis hormonais, órgãos reprodutivos e genitais.
Fêmea: Pessoa que nasce com características biológicas do sexo feminino.
Intersexual: Pessoa que apresenta uma discrepância entre o sexo genético, o da gônada e o dos genitais. Sendo assim, nasce com características biológicas dos dois sexos, sendo possíveis inúmeras variações.
Macho: Pessoa que nasce com características biológicas do sexo masculino.
Identidade de Gênero
Gênero com o qual uma pessoa se identifica, que pode ou não concordar com o gênero que lhe foi atribuído quando de seu nascimento. Diferente da sexualidade da pessoa. Identidade de gênero e orientação sexual são dimensões diferentes e que não se confundem. Pessoas transexuais podem ser heterossexuais, lésbicas, gays ou bissexuais, tanto quanto as pessoas cisgênero.
Cisgênero/a (Cis): Conceito “guarda-chuva” que abrange as pessoas que se identificam com o gênero que lhes foi determinado quando de seu nascimento.
Transgênero/a (Trans): Conceito “guarda-chuva” que abrange o grupo diversificado de pessoas que não se identificam, em graus diferentes, com comportamentos e/ou papéis esperados do gênero que lhes foi determinado quando de seu nascimento.
Homem transexual
Pessoa que reivindica o reconhecimento social e legal como homem. Alguns também se denominam transhomens ou Female-to-Male (FtM).
Mulher transexual
Pessoa que reivindica o reconhecimento social e legal como mulher. Algumas também se denominam transmulheres ou Male-to-Female (MtF).
Expressão de Gênero:
Forma como a pessoa se apresenta, sua aparência e seu comportamento, de acordo com expectativas sociais de aparência e comportamento de um determinado gênero. Depende da cultura em que a pessoa vive.
Varia entra Mulher, Androgino/a¹ e Homem. Aqui podemos incluir e as/os Crossdresser², que se vestem de acordo com o gênero oposto mesmo se identificando com seu sexo biológico e as/os Transformista/ DragQueen/ DragKing³, artistas que se utilizam das características do gênero oposto ao seu em performances.
¹Queer ou Andrógino ou Transgênero
Termo ainda não consensual com o qual se denomina a pessoa que não se enquadra em nenhuma identidade ou expressão de gênero.
Travesti
Pessoa que vivencia papéis de gênero feminino, mas não se reconhece como homem ou mulher, entendendo-se como integrante de um terceiro gênero ou de um não-gênero. Referir-se a ela sempre no feminino, o artigo “a” é a forma respeitosa de tratamento.
²Crossdresser
Pessoa que frequentemente se veste, usa acessórios e/ou se maquia diferentemente do que é socialmente estabelecido para o seu gênero, sem se identificar como travesti ou transexual. Geralmente são homens heterossexuais, casados, que podem ou não ter o apoio de suas companheiras.
³Transformista ou Drag Queen/Drag King
Artista que se veste, de maneira estereotipada, conforme o gênero masculino ou feminino, para fins artísticos ou de entretenimento. A sua personagem não tem relação com sua identidade de gênero ou orientação sexual.
Orientação afetiva e sexual:
Atração afetivo-sexual por alguém. Sexualidade. Diferente do senso pessoal de pertencer a algum gênero.
Assexual: Pessoa que não sente atração sexual por pessoas de qualquer gênero.
Bissexual: Pessoa que se atrai afetivo-sexualmente por pessoas de qualquer gênero.
Heterossexual: Pessoa que se atrai afetivo-sexualmente por pessoas de gênero diferente daquele com o qual se identifica.
Homossexual: Pessoa que se atrai afetivo-sexualmente por pessoas de gênero igual àquele com o qual se identifica. Geralmente identificados como "Gay" (pessoa com identidade de gênero masculina que sente atração sexual e/ou emotiva por outra pessoa com identidade de gênero masculina) ou "Lésbica" (pessoa com identidade de gênero feminina que sente atração sexual e/ou emotiva por outra pessoa com identidade de gênero feminina).
Com informações do: ORIENTAÇÕES SOBRE IDENTIDADE DE GÊNERO: CONCEITOS E TERMOS - Jaqueline Gomes de Jesus
Mas e aquele monte de palavras em inglês??
Manterrupting:
Do inglês “interrupção masculina”, é quando um homem constantemente interrompe uma mulher falando.
Bropriating:
Significa que um cara ganhou todo o crédito por expressar uma ideia que uma mulher já tinha falado há tempos, ou seja, ele se apropriou de algo que não foi originalmente pensado por ele.
Gaslighting:
Quando uma pessoa tenta te convencer de que você está louca, paranoica e, com isso, invalidar seus sentimentos. O gaslighting está geralmente associado ao relacionamento abusivo, sendo utilizado pelo parceiro para o controle da mulher.
Slutshaming:
Basicamente, é quando se despreza uma mulher por dispor de sua sexualidade e de seu corpo livremente.
E ai? Lembrou de algum que ainda não está aqui? Encontrou algum engano? Avisa a gente! ;)